Por Rafinha MartinsPara quem não assistiu o filme da Disney/Pixar Ratatouille, Anton Ego é um crítico de restaurantes severo e exigente. No entanto, é sua crítica final que fecha com chave de ouro o filme, após experimentar algo que jamais esperou experimentar.
Estou postando essa crítica por ela ser INCRIVELMENTE poderosa em suas palavras suaves e sinceras...
Por Anton Ego
"De várias maneiras, o trabalho de um crítico é fácil. Nós arriscamos muito pouco e, a despeito disso, desfrutamos de uma vantagem sobre aqueles que submetem seu trabalho, e a si próprios, ao nosso julgamento. Nós nos refestelamos escrevendo críticas negativas, que são divertidas de se escrever e de ler. Mas a verdade amarga que nós, críticos, temos que encarar é o fato de que, no grande esquema das coisas, até um lixo medíocre pode ter mais significado do que a nossa própria crítica. Mas há momentos em que um crítico verdadeiramente arrisca algo, e isso ocorre na descoberta e na defesa do novo. Noite passada, eu experimentei algo novo, uma refeição extraordinária preparada por uma fonte singularmente inesperada. Dizer que tanto a refeição quanto quem a preparou desafiaram meus preconceitos é uma grosseira simplificação. Ambos me abalaram em meu âmago. No passado, não fiz segredo do meu desdenho pelo famoso lema do Chefe Gusteau: "Qualquer um pode cozinhar". Mas só agora verdadeiramente percebo o que ele queria dizer. Nem todo mundo pode se tornar um grande artista, mas um grande artista pode vir de qualquer lugar. É difícil imaginar alguém com origem mais humilde do que o gênio agora cozinhando no restaurante Gusteau’s e quem, na opinião deste crítico, não é nada menos do que o maior chef da França. Estarei voltando ao Gusteau’s em breve, faminto por mais".
eh o que eu digo, porem com palavras mais rispidas e chulas, levando em consideracao a faixa etaria/nivel de inteligencia de quem leva CRITICAS ao peh da letra.
ResponderExcluirNão tenho nada contra palavras chulas ou ríspidas em suas críticas. É seu método, sua característica, e tem meu respeito total :D Analisando BEM, e sendo respeitoso (o oposto de nosso amigo REF, lembre-se), de resto vale tudo!
ResponderExcluirEgo é um exemplo à ser seguido por todos os que se gabam de ser imparciais. Isso é fundamentalismo, e já vimos que não funciona muito bem em vários "setores da humanidade" rs.
Afinal, é mais válido ter humildade para mudar uma idéia do que se gabar por apenas tê-la, independente se boa ou ruim.
... puxa, me vieram na cabeça pelo menos uns 100 pseudo-intelectuais que conhecemos por aí!
eh justamente meu ponto, o que sempre digo, se eu acho que eh uma MERDA eu digo mesmo e aponto o PORQUE, nao eh pq fulainho disse ou achou alguma coisa que eu vou MOLDAR minha opniao em cima daquilo.
ResponderExcluirexistem alguns cineastas que nao consigo assitir, vide woody allen e sofia copolla por exemplo, que sao elevados a um patamar de "lucidez cinematografica" ou "inteligencia" que nao funciona pra mim, os filmes nao me atingem, nao sou o publico alvo E (acrescento) sao cineastas mediocres em termos de conteudo.
lembrando que cada um tem sua definicao de MERDA.
ResponderExcluir